terça-feira, 29 de maio de 2012

III Mostra de Cinema Português Contemporâneo

2 a 7 de junho 2012 – Salas Cinemateca CELARG e MBA


A Embaixada de Portugal em Caracas, em parceria com a Fundación Cinemateca Nacional, tem o prazer de anunciar a III Mostra de Cinema Português Contemporâneo, que conta com o apoio do Instituto Camões, Instituto do Cinema e Audiovisual, Instituto Português de Cultura e Caixa Geral de Depósitos. O evento realizar-se-á de 2 a 7 de junho, nas Salas Cinemateca do CELARG e do Museu de Belas Artes (MBA), em Caracas.

Nesta ocasião pretende-se divulgar a cinematografia portuguesa contemporânea, através de uma programação diversificada que abarca um total de seis filmes de outros tantos realizadores portugueses. Entre eles não poderia faltar o decano do cinema mundial Manoel de Oliveira, o mais antigo cineasta em atividade, mas sobressaem igualmente novos talentos que vêm conquistando o reconhecimento internacional no mundo da sétima arte.

A presente Mostra abre com “José e Pilar” (2010), o aclamado documentário de Miguel Gonçalves Mendes, que apresenta um olhar único sobre o lado humano dos últimos anos do escritor português José Saramago, demonstrando que, como disse o Nobel da Literatura, “tudo pode ser contado de outra maneira”. “José y Pilar” é o retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e a imagem da relação de um casal empenhado em mudar o mundo ou, pelo menos, em melhorá-lo.

Cabe destacar igualmente o filme mais recente da Mostra, “Sangue do meu sangue” (2011) de João Canijo, um dos nomes mais representativos entre os realizadores portugueses contemporâneos. Esta obra continua a somar galardões em numerosos festivais internacionais, incluindo prémios nos festivais de San Sebastian, Miami e Barcelona, entre outros.

O evento contará ainda com mais quatro filmes, todos eles convidados para distintos festivais nacionais e internacionais: “Alice” (2005) de Marco Martins; “Pele” (2005) de Fernando Vendrell, “Singularidades de uma rapariga loura” (2009) de Manoel de Oliveira e “O Julgamento” (2007) de Leonel Vieira.


A III Mostra de Cinema Português Contemporâneo será inaugurada no próximo dia 2 de junho (sábado), às 17 horas, na Sala Cinemateca do CELARG, com a exibição do filme “José e Pilar” de Miguel Gonçalves Mendes. A entrada na sessão de inauguração será efetuada mediante a apresentação de um convite, o qual poderá ser solicitado à Embaixada de Portugal. As restantes sessões serão de entrada livre.

Sem comentários: