terça-feira, 8 de maio de 2012

IPC presente na “III Semana de Inmersión Cultural”

No dia de hoje, o Instituto Português de Cultura marcou presença na continuação das jornadas da “III Semana de Inmersión Cultural”, que decorrem actualmente na Faculdade de Humanidades e Educação da Universidad Central de Venezuela.
A sessão começou com uma intervenção da Embaixada de Portugal, que esteve ao cuidado do Embaixador, Mário Alberto Lino da Silva, quem falou sobre a presença de Portugal no mundo contemporâneo e o seu papel na história.
João da Costa Lopes, presidente do IPC, interveio depois  a propósito da projeção do filme Capitães de Abril, da realizadora Maria de Medeiros, sublinhando o tema do mesmo, em tanto que homenagem à importância da Revolução dos Cravos e o papel destacado de Salgueiro Maia no triunfo da mesma.
No intervalo, os alunos da Escola de Idioma fizeram uma leitura dramatizada de um texto sobre D. Sebastião.
Amanhã será projectado o filme O Herói, do angolano Zeze Gamboa,  sobre o rescaldo da guerra colonial.   Na quinta-feira será a vez de Caramuru, dos brasileiros por Guel Arraes e Jorge Furtado.  O filme tem como ponto central a história de Diogo Álvares, artista português, pintor talentoso, responsável por uma das lendas que povoam a mitologia brasileira — a do Caramuru – desde os tempos de Pedro Álvares Cabral.

Sem comentários: