quarta-feira, 7 de outubro de 2015

"Só podemos fotografar aquilo que amamos ou odiamos muito"Hoj

Paulo Nozolino passou o arquivo de uma ponta a outra à procura de imagens de mulheres. O resultado éMake do, 20 fotografias de mulheres que podem ser vistas na Galeria Quadrado Azul, em Lisboa, até 24 de Dezembro.

Volta e meia, Paulo Nozolino tira um fotograma do bolso da camisa. Manuseia-o sem excessivo cuidado. Ergue-o no ar e fala dele como se fosse a coisa mais importante do mundo. Depois de vermos as fotografias que escolheu para Make do, a exposição que acaba de ser inaugurada na Galeria Quadrado Azul, em Lisboa, percebemos porquê. O formato das provas positivas é exactamente igual ao negativo, à matriz. E para chegar ao seu conteúdo é preciso concentração e tempo. É preciso fixar o olhar a um palmo do vidro da moldura para se conseguir ver efectivamente o que lá se mostra: mulheres.
O formato das imagens é novo no percurso expositivo de Nozolino e a forma como chegou até às 20 fotografias de Make do (expressão inglesa quer dizer algo como “faz alguma coisa com aquilo que tens”) também – durante meses percorreu todo o seu arquivo exclusivamente à procura do corpo feminino, tarefa a que nunca se tinha dedicado, pelo menos com um propósito tão definido. 

Sem comentários: