quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Prémio Literário José Saramago/ Fundação Círculo de Leitores 2015

Bruno Vieira Amaral conquistou o premio corresponde a 2015.
O Prémio
Homenageando a figura do Nobel da Literatura, José Saramago, este prémio foi criado em 1999 pela Fundação Círculo de Leitores. Afirmando-se como um dos mais importantes prémios literários atribuídos no âmbito da lusofonia a autores com obra publicada em português, e com idade não superior a 35 anos, foram distinguidos(as) em anos anteriores: Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego e Ondjaki.
Bruno Vieira Amaral é um escritor, crítico literário e tradutor português. Nascido em 1978, licenciou-se em História Moderna e Contemporânea.
No ano de 2002 foi selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores através da sua poesia. Fez várias colaborações no DN Jovem, na revista Atlântico e no jornal i. Atualmente, executa as tarefas de crítico literário, tradutor e autor do Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa, e é autor de vários blogues, como o Circo da Lama.
É ainda editor-adjunto da revista LER e assessor de comunicação das editoras do Grupo Bertrand Círculo.

O seu romance de estreia, As Primeiras Coisas, valeu-lhe o Prémio de Livro do Ano da revista TimeOut (2013), o Prémio Fernando Namora 2013 [2] e o Prémio PEN Narrativa 2013. 

Sem comentários: