quinta-feira, 8 de outubro de 2015

1891 – Primeira mulher na numa universidade portuguesa...

   
  Realmente, não é bem assim, posto que em tempos muitos mais remotos há notícias de que alguma mulheres portuguesas frequentaram a universidade... nalguns casos disfarçadas de homem. Contudo, o caso de Domitila é mesmo oficial...

      Domitila Hormizinda Miranda de Carvalho (Travanca da Feira10 de Abril de 1871 — Lisboa11 de Novembro de 1966) foi médica, professora, escritora e política, sendo a primeira mulher a frequentar a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Matemática, Filosofia e Medicina, e uma das primeiras três deputadas eleitas em Portugal ao integrar em 1934a lista dos deputados escolhidos pela União Nacional para a I Legislatura da Assembleia Nacional. Foi poetisa e sócia da Academia das Ciências de Lisboa.
Domitila Hormizinda Miranda de Carvalho nasceu em Travanca da Feira (Aveiro), filha de um professor do ensino primário, ficando órfã de pai com apenas um ano de idade. Fez os primeiros estudos em Castelo Branco, cujo liceu frequentou, tendo prosseguido estudos nos liceus de Bragança e Leiria. Terminou o ensino liceal em 1891.
Terminado o ensino secundário com excelentes resultados nos exames finais, a instâncias dos professores e da mãe requereu a matrícula ao Magnífico Reitor e tornou-se a primeira mulher, depois da reforma universitária de 1772, a ser admitida na Universidade de Coimbra, onde se matriculou em Outubro de 1891. Como condição para a admissão, foi obrigada, por indicação do reitor, a trajar sempre de negro, com chapéu discreto e de um modo sóbrio de forma a que não se evidenciasse entre os colegas masculinos, obrigatoriamente vestidos de capa e batina botoada.
Iniciou a frequência dos cursos de Matemática e Filosofia, os quais concluiu com distinção em 1894 e 1895, respectivamente. Matriculou-se de seguida no curso de Medicina e até 1896 foi a única aluna da Universidade. Quando se doutorou em Medicina, em 1904, com 16 valores, teve por madrinha a rainha D. Amélia de Orleães.


Sem comentários: