domingo, 18 de outubro de 2015

Música em São Roque aposta no repertório português

Entre 17 de Outubro e 8 de Novembro será possível escutar intérpretes como os ensembles Bonne Corde, MPMP, Vozes Alfonsinas, Officium e Capela Duriensis, as sopranos Ana Barros e Dora Rodrigues e o pianista António Rosado.
A 27ª edição da temporada Música em São Roque, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), inicia-se hoje às 21h com um concerto pelo Coro Gulbenkian, sob a direcção de Michel Corboz, dedicado aos motetes de Bach. Um programa de abertura apelativo, que constitui uma excepção ao principal fio condutor deste ciclo de 12 concertos que irá decorrer até 8 de Novembro e que se irá centrar sobretudo na música portuguesa desde o século XVI até à actualidade.
“Os repertórios e os intérpretes portugueses sempre foram uma das nossas apostas, mas este é o programa com maior representatividade de música portuguesa composta ao longo dos últimos 500 anos”, disse ao Público o maestro Filipe Carvalheiro, director artístico da temporada. Esse percurso de cinco séculos estende-se desde a polifonia renascentista ao século XXI, com duas obras em estreia absoluta integradas no recital Palavras Oníricas: o surrealismo português (dia 19, no Museu de São Roque), a cargo da soprano Ana Barros e da pianista Isabel Sá: Cinco Poemas de Mário Cesariny, de Sérgio Azevedo,  e Ditirambo, de Eduardo Luiz Ayres de Abreu. 

Sem comentários: