quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Nos próximos dez anos seremos 300 milhões a falar português



A tendência para o crescimento apoia-se numa população jovem no mundo lusófono. Conferência sobre Língua Portuguesa reúne dezenas de especialistas dos oito países da CPLP nestas terça e quarta-feiras em Lisboa.

O universo de falantes de português varia consoante se inclua a população total dos oito países lusófonos, ou só a parte que fala de facto o português. O número de pessoas também se altera se contarmos – ou não – “aquilo que poderíamos chamar um outro país”, segundo as palavras da presidente do Instituto Camões Ana Paula Laborinho, o país das diásporas e que só no caso de Portugal representa 4,8 milhões de pessoas e no caso do Brasil três milhões.

Mas a tendência de crescimento não deixa dúvidas. Com os 250 milhões de pessoas a falar português em todo o mundo, a perspectiva é para que sejam 300 milhões nos próximos cinco a dez anos.

Com uma população jovem em grande crescimento [nos países lusófonos], há uma previsão de um aumento significativo dos falantes dentro de cinco a 10 anos”, disse ao PÚBLICO Ana Paula Laborinho. A população jovem que fala português também explica a conquista do mundo digital.

Sem comentários: