sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Quetzal edita «José e Pilar – Conversas inéditas»

José e Pilar – Conversas inéditas, do realizador Miguel Gonçalves Mendes, será editado pela Quetzal no dia 18 de Outubro, com um prefácio de Valter Hugo Mãe.
Durante quatro anos, Miguel Gonçalves Mendes filmou José Saramago e Pilar del Río, na intimidade de Lanzarote, em viagens de trabalho por todo o mundo, em festas com os amigos e a família. Desse intenso registo resultaram, primeiro, o filme, «José e Pilar», e, agora, o livro, que se compõe, essencialmente, de material inédito: centenas de horas de conversas que exploram grandes temas como a política, o amor, o trabalho, a literatura e a morte.
O que o trabalho de Miguel Gonçalves Mendes tem representado para o tesouro do testemunho de Saramago é de valor inestimável. É o melhor dos legados para todos quantos vivem e viverão, permitidos que ficam para o acesso à intimidade com o grande mestre, ou, por outras palavras, para o acesso a um diálogo eminentemente desmascarado com o grande mestre. Mas o grande mestre não estaria nunca completo nesta sua dimensão mais pessoal sem a companhia de Pilar del Río, tão distinta quanto já complementar do escritor, escreve Valter Hugo Mãe. In Fundação José Saramago.

Sem comentários: