quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Morreu o pintor Júlio Resende



O pintor Júlio Resende morreu esta quarta-feira, em Valbom, Gondomar, aos 93 anos.


O corpo do artista ficará em câmara-ardente na igreja paroquial de Valbom, em Gondomar.

Júlio Resende, nascido no Porto a 23 de Outubro de 1917, frequentou as Escolas de Belas-Artes do Porto e de Paris, tendo iniciado a sua actividade artística como ilustrador em semanários infantis e na imprensa diária. Inicialmente dedicado à temática alentejana, terá sido na sua passagem por Paris e Madrid, onde teve contacto com as obras de Picasso e Goya, que Júlio Resende despertou para a pintura abstraccionista.

Em nome próprio apresentou exposições em países como Espanha, Bélgica, Noruega e Brasil, e representou Portugal em exposições colectivas nas Bienais de S. Paulo, Veneza, Ohio, Londres e Paris.
Nos anos 1960, Resende interessou-se ainda por projectos de decoração e arquitectura, colaborando na decoração do Palácio da Justiça de Lisboa e realizando o painel para a sede do Banco de Portugal.
Dos seus trabalhos, destaca-se o gigantesco painel de azulejos "Ribeira Negra" existente à saída do tabuleiro inferior da Ponte de D. Luís I., feito em 1968 a pedido da Câmara Municipal do Porto, é considerado por muitos como o melhor painel cerâmico contemporâneo. 

Sem comentários: