domingo, 11 de setembro de 2011

Da sardinha ao caldo verde, portugueses escolheram pratos típicos



Alheira de Mirandela, queijo Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada, leitão da Bairrada, pastel de Belém - são estas, de acordo com uma votação popular, as sete maravilhas da gastronomia portuguesa.

Os resultados foram anunciados ontem à noite, numa cerimónia na Antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, transmitida em directo pela RTP e, segundo a organização - a empresa Sete Maravilhas, que já organizou outros concursos do mesmo tipo, para escolher as maravilhas naturais ou os monumentos de Portugal -, esta foi a mais participada de sempre, com quase um milhão de votos, por chamada telefónica, SMS ou Internet. O processo foi acompanhado por uma auditoria da PricewaterhouseCoopers & Associados.

Por todo o país - cada prato ou produto candidato era identificado com uma região - as pessoas mobilizaram-se para votar nos 21 pratos que chegaram a finalistas, de uma escolha inicial de 70 seleccionados por um júri. Havia sete categorias - entradas, sopa, marisco, peixe, caça, carne e doces - representando dez regiões. Na escolha final, só as entradas acabaram por ter dois representantes, com a alheira de Mirandela e o queijo da Serra. Houve, contudo, quem criticasse o facto de o queijo ter sido incluído nesta categoria, dado que o queijo da Serra da Estrela não deve ser comido como entrada.

Público

Sem comentários: