quinta-feira, 26 de maio de 2016

Quatro estreias portuguesas na nova Temporada de música da Gulbenkian onde haverá também Dudamel

O maestro Dudamel, o barítono Thomas Hampson, o compositor Jordi Savall, a cantora Angélique Kidjo, o fadista Ricardo Ribeiro ou a pintura de Bosch como inspiração para uma ópera são algumas das pontes entre pessoas e culturas em destaque na nova temporada de música da Gulbenkian.
Foi apresentada esta quarta-feira a nova temporada Gulbenkian Música 2016-17. Um programa extenso onde os propósitos pedagógicos, com várias formas de fruir a música, e a vontade de intervenção num contexto incerto como hoje – funcionando a música como possibilidade de interligação entre as pessoas – se complementam com uma série de nomes conhecidos, do maestro venezuelano Gustavo Dudamel ao barítono americano Thomas Hampson, que funcionam como potencial de atracção.
Foi o Director do Serviço de Música, Risto Nieminen quem o disse: “a música deve ser para todos”, alertando para o papel que a música pode ter, para lá do entretenimento, no sentido da revelação de novos mundos interiores e exteriores. “A música faz parte da identidade da Gulbenkian” e "a democratização da cultura e da música clássica” é central na sua actividade, afirmou, exemplificando com o sucesso dos Concertos de Domingo, comentados pelos maestros, a preços convidativos.

Sem comentários: