domingo, 26 de abril de 2015

Revolta da Madeira de 1931...




Tal como programado, foi exibido ontem, no Cantinho da Cultura do Centro Português, a meia-metragem Revolta da Madeira de 1931. Como uma forma de marca nove efeméride do 25 de Abril, o Instituto Português de Cultura mostrou este documentário com texto: de Francisco Faria Paulino e Berta Helena, e realização de Eduardo Costa e Francisco Faria Paulino.(2006)
A celebração do 25 de Abril em Caracas começou com a colocação de uma coroa de flores no momento a Camões. Pela 19 h teve início o sessão cinematográfica que foi antecedida com a canção Grândola, Vila Morena, na  voz de José Carlos Rebelo, que encerraria o acto com Os Meninos de Huambo.
João da Costa Lopes, situou historicamente o contexto do movimento conhecido como A Revolta da Madeira, destacando o ambiente de crise financeira da época e o papel lamentável do Reino Unidos, que se colocou do lado do fascismo, apesar de que estava no governo o partido trabalhista.
1931 foi um ano muito agitado para a ditadura portuguesa. Há quem lhe chame "o ano de todas as revoltas”. No dia 4 de Abril, desencadeou-se a Revolta da Madeira ou Revolta da Farinha que durou até 2 de Maio do mesmo ano, face à resposta de força do poder salazarista.

Sem comentários: