sábado, 4 de abril de 2015

Manoel de Oliveira: 106 anos, 106 frases



“Continuo a ser um aprendiz do cinema”. “Aturar-me a mim próprio é que é muito difícil”. “Penso que no país há uma grande indiferença pelo que já realizei”. “O que vejo em todos os meus filmes, sem excepção, é humanismo”. Recorde aqui ideias, desabafos e pensamentos do realizador mais velho em actividade, que morreu esta quinta-feira.
A morte do realizador português provocou reacções nos mais variados quadrantes da sociedade, com o Presidente da República a recordá-lo como símbolo maior e o Governo a decretar dois dias de luto nacional. A Renascença faz um apanhado de 106 frases que marcam os 106 anos de um cineasta que assumiu que só descansava enquanto estava a “realizar um filme. São os momentos do meu descanso. Fora disso é um problema”.
1 – “O cinema só trata daquilo que existe, não daquilo que poderia existir. Mesmo quando mostra fantasia, o cinema agarra-se a coisas concretas. O realizador não é criador, é criatura”.
2 – “A liberdade impõe, logo de começo, o respeito pelo próximo. Isto pode explicar um pouco os limites da própria vida. Quer dizer, é preferível morrer a perverter a dignidade”.

Sem comentários: