sexta-feira, 10 de abril de 2015

Casa Fernando Pessoa: 100 anos de Orpheu...




O centenário da revista lançada em 1915 por Pessoa, Sá-Carneiro & Cia. é o tema dominante da programação deste mês da Casa Fernando Pessoa, com debates, leituras, exposições, performances e lançamento de livros.
O músico JP Simões, o actor Guilherme Mendonça e os poetas Miguel-Manso e Nuno Moura vão estar este sábado à tarde na Casa Fernando Pessoa (CFP) para ler textos originalmente publicados na revista Orpheu, quer nos dois números que saíram no primeiro semestre de 1915, quer no terceiro, que chegou a provas tipográficas mas acabou por não ser impresso.
A sessão, que integra o ciclo Sem casas não haveria ruas, uma parceria com a editora BOCA e a Fundação José Saramago, está marcada para as 17h e é mais uma das várias iniciativas que a Casa Fernando Pessoa está a promover este mês para celebrar o centenário da revista que lançou o modernismo em Portugal. Segundo a nota divulgada pela CFP, JP Simões diz Álvaro de Campos “com uma canção a aparecer nos versos”, Miguel-Manso “mergulha no vertiginismo” de Raul Leal – que publicou no segundo número de Orpheu a “novela vertígica” Atelier –, Nuno Moura lê Ângelo de Lima, seu “mestre de poesia”, e Guilherme Mendonça dá voz ao Fernando Pessoa ortónimo.

Sem comentários: