sexta-feira, 4 de abril de 2014

Teatro: Diogo Infante: "Quem nos tutela não percebe 'boi' disto"



 

 

O ator Diogo Infante apelou hoje a um debate sobre a Cultura em Portugal, mas lamentou a inexistência de "interlocutores privilegiados", afirmando que quem tutela a área ou não vai a espetáculos ou não percebe do assunto.

"Nós temos de ser mais exigentes porque o problema é que, quem nos tutela, das duas uma, ou não vai ao teatro ou não percebe 'um boi' disto, não tem noção do que são as especificidades de uma estrutura teatral, de uma casa de artes, mas também é verdade que há um conformismo da nossa parte e também há necessidade de reformas", afirmou o antigo diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

Desta forma, Diogo Infante pediu a realização de um debate sério sobre o setor em Portugal, em que é "preciso que a classe artística seja sincera", uma vez que "basta olhar para as estruturas nacionais e perceber que o grosso do orçamento dos teatros nacionais é aplicado na estrutura", o que os torna em instituições "autofágicas, começam-se a autoalimentar", deixando um montante "residual" para a sua missão artística.


Sem comentários: