domingo, 13 de abril de 2014

Cinema: Portugal e França criam fundo para coproduções



Portugal e França vão assinar um protocolo para a criação de um fundo de apoio para obras cinematográficas luso-francesas. O mesmo irá contar com um milhão de euros de verbas e destinam-se à coprodução de obras entre produtoras portuguesas e francesas.

O fundo de investimento resulta do acordo entre o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e o Centre National du Cinéma et de L'Image Animée (CNC) e visa um período de três anos, durante os quais irá atribuiu apoios a filmes coproduzidos por, "pelo menos, uma empresa produtora estabelecida em Portugal e uma produtora estabelecida em França".

"As coproduções internacionais são uma componente importante da indústria cinematográfica portuguesa", tendo em conta que "permite uma diversificação das fontes de financiamento dos projetos e contribui para uma maior difusão das obras".

Quem o diz é a Secretaria de Estado da Cultura, citada pela Lusa, segundo a qual o protocolo é assinado esta segunda-feira, no Palais de Chaillot, em Paris. Os protagonistas do acordo são Frédérique Bredin, presidente do CNC, e Filomena Serras Pereira, presidente do ICA.

Sem comentários: