sexta-feira, 11 de abril de 2014

A arte de bem insultar...!

Entre ‘Aventesma' (primeira palavra da letra A) e ‘Zonzo' (última palavra da letra Z), o historiador Sérgio Luís de Carvalho conseguiu encaixar, em 200 páginas, os insultos mais populares - e também os mais inusitados - que se usam na língua portuguesa. O resultado chama-se ‘Dicionário de Insultos - Estranhas Origens e Bizarras Histórias dos Insultos Portugueses' e já chegou às livrarias, com a marca Planeta.

Sabia, por exemplo, que ‘roscofe’, palavra que se utiliza para designar algo que tem “fraca qualidade”, tem na sua origem numa marca de relógios fabricada no século XIX?
E de onde vem a expressão “fazer tudo à lagardère”? Segundo o autor deste livro, o insulto remete para uma personagem de um livro do século XIX. No romance ‘Le Bossu’, de Paul Féval, o cavaleiro Henry de Lagardère resolvia todos os problemas na ponta da espada, e o seu nome ficou associado a pessoas despachadas.
Estas e outras curiosidades num livro escrito em tom coloquial, e que mais do que enumerar palavras e respetivos significados, procura contar histórias e entreter o leitor.

Sem comentários: