segunda-feira, 14 de abril de 2014

Espantoso! Camões e Camilo num jardim do Porto? É o novo filme de Oliveira

O realizador está a rodar no Porto "O Velho do Restelo", onde se cruzam Camões, Camilo, Pascoaes e D. Quixote de La Mancha. “Encontramo-nos todos na eternidade dos filmes do Manoel de Oliveira”, diz Luís Miguel Cintra

O que fazem Luís de Camões, Camilo Castelo Branco, Teixeira de Pascoaes e D. Quixote de La Mancha sentados num banco de jardim duma urbanização da Foz portuense?

A resposta só será conhecida lá mais para o final do Verão, quando ficar concluído O Velho do Restelo, o novo filme de Manoel de Oliveira, que por estes dias está a ser rodado no Porto.

Resguardado pela produção numa tenda de campanha, por razões de idade e de saúde, de qualquer contacto com pessoas exteriores à equipa de rodagem – e especialmente de qualquer tentativa de registo fotográfico –, o realizador de 105 anos está finalmente a concretizar um dos projectos de que vinha falando insistentemente desde que terminou O Gebo e a Sombra (2012).

O Velho do Restelo será algo entre uma curta e uma média metragem, que “poderá ir dos 25 minutos a menos de uma hora”, explica ao PÚBLICO Luís Urbano, o produtor de O Som e a Fúria que conseguiu reunir as condições para o avanço do filme. Mas o que verdadeiramente irá ser, ninguém poderá avançar nesta fase em que a rodagem ainda decorre, cumprindo-se hoje o último dos cinco dias previstos.

Sem comentários: