quinta-feira, 24 de abril de 2014

A revolução e a liberdade celebradas pelo cinema



A 11.ª edição do festival IndieLisboa começa hoje e prolonga-se até 4 de maio. O filme Gare du Nord, de Claire Simon, faz as honras da sessão de abertura, no Cinema São Jorge, pelas 19.00.

O pensamento e o cinema independente continuam a ser agitados na 11.ª edição do IndieLisboa (decorre até 4 de maio), que hoje arranca "em espírito combativo, mas alegre". Sem negação ou apagamento da memória, o festival entra de olhos postos nos acontecimentos que, há 40 anos, fixaram grandes mudanças na realidade portuguesa, com o programa inédito (que também pode ser visto como uma permanente divisa desta edição e imagem do festival) "República dos Cravos: 25 de Abril, sempre!".

Além do suíço Lionel Baier (com Les grandes ondes à l"ouest, comédia que confronta dois jornalistas suíços com os eventos que decorreram a revolução em abril de 74), Margarida Rêgo é uma das autoras representadas na celebração da efeméride com a animação experimental A Caça Revoluções, com a qual estará também presente na Quinzena dos Realizadores, em Cannes.

Sem comentários: