domingo, 13 de abril de 2014

Sophia será trasladada para o Panteão a 2 de Julho



Os restos mortais da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen serão trasladados para o Panteão Nacional, em Lisboa, a 2 de Julho, disse à agência Lusa fonte do grupo de trabalho criado para definir a cerimónia.

A trasladação acontecerá no dia em que passam dez anos da morte da escritora e, segundo a edição deste sábado do semanário Expresso, o programa oficial já está definido.

A fonte do grupo de trabalho confirmou à Lusa que o percurso para a trasladação – do cemitério de Carnide para o Panteão Nacional – incluirá passagem pela Capela do Rato, onde decorrerá uma missa, e pela Assembleia da República.

No Panteão Nacional está prevista uma actuação da Companhia Nacional de Bailado e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e José Manuel dos Santos, director cultural da Fundação EDP e amigo da família da escritora, fará uma leitura na cerimónia.

Maria Andresen, filha da escritora, afirmou à Lusa que faz mais sentido que a trasladação aconteça a 2 de Julho e não a 25 de Abril – como chegou a ser falado –, tendo em conta que "neste momento se recusa a presença dos militares do 25 de Abril [na Assembleia da República]. Mais vale a minha mãe estar fora disso, das comemorações".

Sem comentários: