quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cinema: "Já era tempo de falar dos que não fizeram a guerra"



Rui Simões estreia amanhã, na Cinemateca, em Lisboa, o documentário 'Guerra ou Paz', sobre os jovens que, nos anos 60, saíram do país para não fazer a Guerra Colonial.

Este era um filme que Rui Simões há muito queria fazer. "Este é um assunto de que ninguém fala. Fala-se muitos dos traumas de quem fez a guerra, e com razão, mas ninguém fala daqueles que não quiseram fazer a guerra. Mas já era tempo de falar deles. E se algum cineasta o pode fazer sou eu, porque eu sou testemunha viva da história."

Queria contar a história dos 100 mil jovens desertores ou refractários. Os motivos porque decidiram fugir do país. Como o fizeram. Como viveram no exílio - em Paris, Bruxelas, Frankfurt, noutras cidades. Como voltaram. "A certa altura achei que devia dar a cara e contar a minha história. Achei que me devia colocar em pé de igualdade com os outros entrevistados. A minha história não é importante, não tem nada de especial. Mas representa muitas histórias. Porque eu conheci em Paris e em Bruxelas muitas pessoas iguais a mim."


Sem comentários: