segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Teatro português em Barcelona

 Com motivo do XVII Festival Internacional de Teatro de Oriente, o  grupo Bica Teatro estará em Barcelona nos dias 11 e 12 de Setembro para apresentar o monólogo Mulheres d’Água.

O BICA TEATRO é uma Associação Cultural fundada no ano de 2000 que tem como principal objectivo a criação de uma rede de dinamização e intervenção cultural através da criação de espectáculos originais, em conjunto com escritores, músicos, encenadores, artistas de áreas  como o Audiovisual, a Dança ou as Artes Plásticas, com especial enfoque no intercâmbio lusófono, sempre tendo em vista a digressão nacional e internacional. Trabalha em parceria com teatros, escolas, bibliotecas, colectividades e instituições várias e preocupamo-nos essencialmente com a componente pedagógica e educativa da criação, procurando levar a formação e expressão artística a todos os públicos.

Paula Luiz em "Mulheres de Água" numa interpretação intensa duma mulher que conta a sua história. Do cómico ao absurdo, da ironia politica e social dos dias de hoje até à mulher intelectual ou prostituta, Paula Luiz apresenta um espectáculo actual para todos homens e  mulheres que (ainda) acreditam que  podem contar uma história!

Monólogo de uma jovem mulher, hoje, na Europa, Portugal. Partir daqui, da circunstância de um corpo em situação. Ela está no palco, com o Ser da voz, a densidade dessa presença, do silêncio para a elocução, criação de mundo. Ela é a fonte, escreveu um poeta. Mas de que águas falará, inumeráveis, tingidas, lívidas, espumosas, agónicas, torrenciais?… O fio condutor é ela, jovem mulher, corpo e Ser, aqui, hoje, 2012, Portugal, em situação.


Ficha Artística
Texto Original: Luís Carlos Patraquim - Encenação: Paulo Patraquim - Interpretação: Paula Luiz -  Assistência Geral/ Produção: Neto Portela - Realização Plástica: Roberto Chichorro - Cenário Sonoro: Carlos Guerreiro - Apoio Vocal: Sara Belo

Nota: Lamentavelmente e apesar do interesse das partes, não foi possível fazer uma sessão em Caracas. O IPC colaborou com a tradução do monólogo, que aparecerá legendado em castelhano para maior facilidade de compreensão do texto.

Sem comentários: