segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Igreja portuguesa poder ser escolhida como melhor recanto ....de Espanha!

A Igreja da Madalena, na Olivença de administração espanhola, está na final de uma competição que elege os melhores e mais pitorescos recantos espanhóis. Este monumento manuelino chega a esta fase, onde todos podem votar, muito graças ao forte empenho de comunidades online portuguesas. E está a um passo de vencer a competição, quer termina dia 26.
Olivença já está habituada à disputa, velha de mais de dois séculos, sobre ser portuguesa ou espanhola. A Espanha anexou o território em 1801 mas ainda hoje Portugal não reconhece tal anexação desta cidade fronteiriça localizada na Extremadura espanhola, naturalmente repleta de história e traços da cultura lusa. Incluindo monumentos como a Igreja de Santa Maria Madalena (conhecida como Igreja da Madalena), agora no centro de uma nova guerra mas na Internet: há milhares de portugueses a tentar levar o monumento à vitória numa eleição "à 7 Maravilhas" mas dedicada a entronizar "El Mejor Rincón [recanto] de España", evento e marketing lançado pela empresa Repsol, que também edita guias turísticos.
"Este templo paroquial de princípios do século XVI, obra-prima do estilo manuelino, recorda-nos o passado português de Olivença (Badajoz), hoje uma das mais belas villas da Extremadura".

Sem comentários: