sábado, 22 de setembro de 2012

Parlamento homenageia Manoel de Oliveira

A boa recuperação do estado de saúde após a hospitalização no mês de Julho deverá permitir que Manoel de Oliveira se desloque hoje a Lisboa para a homenagem que lhe vai ser prestada pela Assembleia da República (AR), a assinalar o início do ano parlamentar.

Na sessão, a começar às 18h no Salão Nobre do Palácio de S. Bento, será feita a antestreia nacional do seu novo filme, O Gebo e a Sombra, a adaptação muito pessoal que o realizador fez do livro homónimo de Raul Brandão. Às 20h, na praça em frente à AR, será também exibida a sua primeira longa-metragem, o clássico Aniki-Bobó (1942).

"É uma homenagem a Manoel de Oliveira, mas também ao cinema português", disse ontem ao PÚBLICO a presidente da AR, Assunção Esteves, lembrando que a iniciativa foi agendada em Abril. "Depois do problema de saúde que o afectou, é com grande alegria que sabemos que Manoel de Oliveira vai poder vir", acrescentou a jurista e deputada social-democrata. Assunção Esteves vê também a homenagem a Oliveira como "uma maneira celebratória" de abrir a nova sessão legislativa, "antes da crepitação política" e da previsível "dramatização" da vida parlamentar que aí vem.

Sem comentários: