domingo, 30 de junho de 2013

XIX Porto de Encontro celebra os 125 anos de Pessoa

O XIX Porto de Encontro que celebra os 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa realiza-se domingo, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, com a apresentação da coleção "Pessoa Breve".

A coleção, da responsabilidade de Richard Zenith e Fernando Cabral Martins, é uma série antológica, que reúne os textos de cada heterónimo do poeta além da poesia ortónima.

"A poesia ortónima é que nasce mais diretamente do que Pessoa 'deveras sente'", esclarecem os coordenadores da coleção na introdução de "Cancioneiro", um dos quatros livros já editados.

Os primeiros títulos da coleção, editada pela Assírio & Alvim, são "Poemas escolhidos de Alberto Caeiro", "Poemas escolhidos de Álvaro de Campos", "Odes escolhidas de Ricardo Reis" e "Cancioneiro. Uma antologia".

Referindo-se a "Cancioneiro. Uma antologia", os responsáveis da coleção afirmam que é um "livro mais diversificado do que o livro imaginado por Pessoa". Fernando Pessoa escolheu o título "Cancioneiro" para nele reunir "vários dos muitos poemas soltos" que tinha, como escreveu numa carta enviada em julho de 1932.

Diário de Notícias.

Sem comentários: