segunda-feira, 24 de junho de 2013

Português nomeado cavaleiro pelo governo francês


Manuel Célio Conceição, professor e investigador da Universidade do Algarve, vai ser condecorado com o título de Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres, pelo Ministério da Cultura e Comunicação de França. A mesma comenda já foi concedida a nomes como Clint Eastwood, Bob Dylan e T.S. Eliot.

A atribuição do grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras visa distinguir aqueles que se distinguem pelas suas criações no domínio artístico ou literário e pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras, não só na França como em todo o Mundo.

De acordo com o comunicado da universidade, o português sente-se muito honrado com a notícia desta distinção, que diz representar “um incentivo e uma motivação acrescida para continuar a trabalhar neste quadro de globalização, de necessária afirmação cultural e mútuo respeito”.

O professor da Universidade do Algarve na área de Línguas e Literaturas orgulha-se, particularmente, pelo destaque que lhe é dado ser no país onde fez parte da sua formação e com o qual mantém relações afetivas e académicas muito fortes.

(...)  “No atual contexto de mundialização/globalização em que estamos não se pode anular diferenças culturais e linguísticas. Elas representam a essência das diferentes comunidades e nem o pretexto da resolução da crise pode justificar a aculturação imposta pela redução de uma língua com estatuto próximo ao de “língua franca”, defende o professor.

Manuel Célio Conceição é doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente dirige o 3º ciclo de Ciências da Linguagem na Universidade do Algarve e integra o Conselho Científico desde 2010.

É ainda membro da direção do European Council for Languages/Conseil Européen pour les Langues, da Comissão Científica da Rede Panlatina de Terminologia – REALITER.

Sem comentários: