segunda-feira, 10 de junho de 2013

Hoje - Professor Pedro Eiras no Centro Português...

Com motivo do Dia de Portugal / Dia de Camões, Dr. Pedro Eiras (Porto em 1975), proferirá hoje uma palestra no Centro Português. Professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, investigador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa é também membro da rede internacional LyraComPoetics.

O Dr. Pedro Eiras vem a Caracas a convite do Instituto Português de Cultura para cumprir uma agenda que incluirá, entre outras actividades, discurso de ordem no acto aniversário do Centro Português, encontro com os estudantes de português da Universidade Central de Venezuela, entrevistas com a comunicação social, entre elas uma em Rádio Arcoense, no dia 13 de Junho.

Para além de académico, o professor Pedro Eiras é ensaísta, ficcionista e dramaturgo. As suas peças têm sido encenadas, lidas, apresentadas em Portugal, Bélgica, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Espanha, França, Grécia, Eslováquia, Roménia. Destaque para a encenação recente de Une Lettre à Cassandre (Uma Carta a Cassandra) por David Strosberg, no Théâtre Les Tanneurs, Bélgica, em 2013.

A peça Um Forte Cheiro a Maçã foi traduzida para francês, editada por Les Solitaires Intempestifs e difundida pela rádio France Culture (2005). Uma Carta a Cassandra foi traduzida para romeno, editada no volume Teatru Portughez Contemporan e lida em Brasov (2007).

No Brasil, publicou Um Forte Cheiro a Maçã seguido de Uma Carta a Cassandra (Oficina Raquel, 2008) e Os Três Desejos de Octávio C. (Oficina Raquel, 2012).

Sem comentários: