domingo, 27 de dezembro de 2015

Os animais na História de Portugal: tudo o que há a saber

 

No estudo da História cabem todos os temas. Esta é a conclusão após o recente lançamento da investigação intitulada Animais e Companhia na História de Portugal, coordenada pelos historiadores Isabel e Paulo Drumond Braga. Um volume espesso, que contém um índice de temas que mostra como a bibliografia sobre este assunto rareia em Portugal, situação que os autores/coordenadores ratificam.
Segundo Isabel Drumond Braga, existe bastante bibliografia estrangeira: "E muito interessante, tendo-se até estabelecido um campo de investigação denominado animal studies. Em Portugal, há poucas obras sobre animais na ótica da História." Paulo Drumond Braga acres- centa que foi fundamental usar "a bibliografia anglo-saxónica, francesa, italiana e espanhola, mesmo que existam alguns títulos nacionais."
Como referem os autores, "há uma omnipresença dos animais em contextos cronologicamente amplos, mesmo que pareça ter havido alguma invisibilidade dos animais enquanto objeto de estudo". Esta História tem início na época medieval e vai até 1884, ano em que é inaugurado o Jardim Zoológico de Lisboa. 


Sem comentários: