quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Nem só de bacalhau se faz a ceia de Natal O bacalhau e o polvo continuam a ser os principais pratos do Natal em Portugal, como confirmaram alguns "chefs", apesar de algumas localidades manterem tradições diferentes, como Freamunde com o capão ou Olhão com o litão.

Virgílio Nogueiro Gomes, investigador em história da Alimentação, considera que, "de um modo geral, têm-se mantido as tradições" gastronómicas no Natal.
"A 'mensagem de Natal' é que tem mudado muito. Por outro lado, tem aumentado o número de refeições de Natal servidas em restaurantes, devido à vida agitada, porque todo o grupo familiar tem atividades profissionais", afirmou, salientando que se está a perder "o próprio conceito de festa de família".
De acordo com o gastrónomo, "a tradição do bacalhau e do polvo vem do tempo, até finais do século XVI, em que a semana que antecedia o dia de Natal era período de abstinência, que proibia o consumo de carne".
A imposição religiosa era a de que se comesse peixe, mas existiam "dificuldades de pesca neste período do ano" e o bacalhau e o polvo poderiam ser secos e chegar mais facilmente ao interior do país.
"Depois da Missa do Galo, iniciava-se a ceia com carne", explicou.
Há terras que mantêm tradições próprias, "muito localizadas", como o capão em Freamunde, o litão (um peixe da família do tubarão) em Olhão, o borrego no ribatejo e as sandes de carne em vinha de alhos na Madeira.

Jornal de Notícias.

Sem comentários: