quinta-feira, 4 de junho de 2015

A não perder....Lembrando Camilo Castelo Branco


Amor de Perdição (1943)  é uma adatapção cinemátografica do romance homónimo de Camilo Castelo Branco feita pelo  realizador António Lopes Ribeiro. Conta com António Vilar no papel de Simão Botelho, uma jovem Carmen Dolores como Teresa de Alburquerque e António Silva como João da Cruz. É considerada una das mais fidedignas adaptações da famosa obra camiliana, tendo o diálogo sido respeitado quase na integra. É o filme de estreia de Carmen Dolores, que contava apenas com 19 anos na altura das rodagens. Hoje, 4 de junho, pelas 19h no Cantinho da Cultura do Centro Português será projectado este film de António Lopes Ribeiro para comemorar os 125 anos da morte
 do grande escritor e romancista quem  Deixou-nos uma excepcional, multifacetada, polémica e amargurada obra literária, a mais extensa e variada da Língua Portuguesa, com cerca de cento e trinta e dois títulos, distribuídos entre o drama, a poesia, o romance, a novela, o conto, o jornalismo, a polémica, os ensaios (biográficos e históricos), a crítica literária, as traduções e a epistolografia, que reflecte o seu intenso percurso de vida, os lugares por onde passou, em especial o Porto, os gostos do Público: o romantismo e ultra-romantismo do início da carreira e o realismo e naturalismo do final, recursos estilísticos estes que usou sobretudo para provar aos seus detractores que os conseguia manejar melhor do que os próprios naturalistas-realistas e as exigências dos editores.
A sua grandeza, no entanto, ressalta na novela passional e como novelista urbano, apesar de não se alhear dos temas campestres aos quais conferiu um especial sentido de humanidade e um intenso perfume psicológico, que inspiraram grandes nomes da literatura portuguesa, como Abel Botelho e Aquilino Ribeiro.  

A não perder... hoje, 4 de junho, pelas 19h no Cantinho da Cultura do Centro Português

Sem comentários: