sábado, 11 de outubro de 2014

Regressam os diálogos sobre o cinema português



Os realizadores Agnès Varda, Matthew Porterfield, Joaquim Pinto e Nuno Leonel reúnem-se para mais uma série de diálogos em torno do mais importante cinema contemporâneo.

Arranca hoje no Centro de Arte Moderna, em Lisboa, a segunda série de encontros Harvard na Gulbenkian, comprometidos em estabelecer um diálogo essencial entre as cinematografias mais marcantes do nosso tempo e em esbater fronteiras entre Portugal e o mundo.
Os curadores David Pendleton, do Harvard Film Archive, e o realizador Joaquim Sapinho propõem um sétimo programa sob os signos do retrato e da paisagem. Atento à atualidade, o primeiro convite revisita o cinema dos realizadores portugueses Joaquim Pinto e Nuno Leonel, que parece existir a partir de uma relação entre arte e vida.
Em setembro, estrearam E Agora? Lembra-me (Prémio do Júri na edição de 2013 do Festival de Locarno) e viram a sua obra ser pela primeira vez objecto de retrospectiva na Cinemateca Portuguesa. Hoje, às 18:30, os cineastas estarão presentes no CAM para falar sobre Sol Menor (curta-metragem de 2007), que acompanhará Onde Bate o Sol (que Joaquim Pinto apresentou no Festival de Berlim em 1989).

Sem comentários: