domingo, 5 de outubro de 2014

Cavaco Silva pede uma “reflexão séria” do regime

O Presidente da República pediu uma “reflexão séria” do regime, sublinhando o descontentamento dos portugueses com o Governo. Cavaco Silva falava nas comemorações do 104º aniversário da implantação da República, que decorreu na Câmara Municipal de Lisboa.
Cavaco Silva pediu uma reflexão face à insatisfação dos portugueses. No seu discurso, acentuou ainda o desagrado dos cidadãos que cada vez menos confiam nos partidos políticos. "É urgente procedermos a uma reflexão séria sobre o regime político português e encontrarmos em conjunto soluções para os problemas que afectam a governabilidade da nossa República", argumentou.
O Chefe de Estado afirmou ainda que os portugueses não estão insatisfeitos com a democracia e a República mas sim com as instituições. Falou no “perigo do populismo e do carreirismo partidário” e deixou mesmo uma crítica directa aos partidos por muito falarem numa reforma política e nada fazerem. “O populismo e a demagogia afastam os cidadãos da vida política”, acrescentou.
Antes de Cavaco Silva, António Costa, o presidente da Câmara de Lisboa, insistiu no restabelecimento dos feriados do 5 de Outubro e 1 de Dezembro, arrancando o primeiro aplauso da parte dos presentes no salão nobre da autarquia.

Sem comentários: