sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ciberduvidas: Amnésia ou ignorância?



Há mais de cem anos já havia quem, no Brasil, sugerisse o que pretendem agora os que defendem a abolição do “h” em hoje (“oje”) e que quero passasse a escrever-se “qero”. E já havia quem, em 1907, se insurgisse contra tais propósitos anarquizantes da escrita como se recorda neste artigo do mais reputado gramático brasileiro vivo.
 Enquanto não passavam de desacertadas opiniões de pessoas desinformadas da história das propostas iniciais, expostas em 1885 e consubstanciadas na primeira reforma ortográfica, de 1911, íamos mostrando, em jornais e revistas, a tais reformistas a sem-razão de adotar oficialmente algumas sugestões de simplificação ortográfica, entre as quais a abolição do h inicial – “oje” por hoje – ou a redução da forma quero em “qero”. Embora os defensores dessas simplificações nunca tenham chamado a atenção dos seus leitores para o fato de que algumas dessas propostas muito parecidas já tivessem sido anunciadas, cabe lembrar que a pretensa novidade data, pelo menos, do século 19.

Ciberduvidas.http://intransit.blogs.nytimes.com/2014/09/10/a-makeover-for-a-lisbon-food-market/?_php=true&_type=blogs&module=Search&mabReward=relbias%3Ar%2C{%222%22%3A%22RI%3A15%22}&_r=0

Sem comentários: