sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Mário de Carvalho vence Grande Prémio de Conto...por segunda vez!



O livro A Liberdade de Pátio de Mário de Carvalho mereceu-lhe esta quinta-feira o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. É já a segunda vez que o autor recebe este prémio, tendo-o ganho na sua primeira edição, em 1991.

O presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, descreve a obra como "um livro invulgar, de uma qualidade estética invulgar." De entre as mais de 50 obras a concurso, José Manuel Mendes sublinha que a "estrutura narrativa, o fulgor da palavra do escritor e algo novo da obra" fizeram sobressair o livro de Mário de Carvalho.
O anúncio foi feito na Casa-Museu Camilo Castelo Branco, no concelho de Vila Nova de Famalicão, onde o escritor viveu no final da sua vida e escreveu algumas das suas grandes obras. Mário de Carvalho afirma que se tratou de "uma notícia totalmente inesperada o que a torna ainda mais saborosa." O prémio, que ganhou pela segunda vez, é para o vencedor "o reconhecimento de um júri qualificado, que serve de estímulo de que vale a pena continuar a escrever." 

Sem comentários: