quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cinema português em retrospetiva no Festival de Brive



A cidade de Brive-la-Gaillarde, em França, vai receber, de 10 a 15 de Abril, um festival único dedicado às médias-metragens. Um dos destaques desta nona edição do Festival de Cinema de Brive é uma retrospetiva daquilo que as mais jovens gerações de cineastas têm feito em Portugal.

Vão ser dez os filmes incluídos na retrospetiva de cinema português do festival de cinema, entre os quais "31" e "Entretanto" de Miguel Gomes, "Voodoo" de Sandro Aguilar e "Respirar debaixo d`água" de António Ferreira.

"O festival prossegue a sua exploração da jovem geração de cineastas europeus (depois da Roménia, Alemanha, Polónia e Europa do norte) e propõe uma resposta à homenagem prestada a Manoel de Oliveira em 2011", escreve a organização do evento, acrescentando que se trata de demonstrar a construção do cinema português à "sombra do centenário Oliveira".

A programação é efetuada em parceria com o festival Curtas de Vila do Conde, sendo ainda um momento de "criar uma ligação à cidade de Guimarães", geminada de Brive-la-Gaillarde, de modo a "inscrever esta ligação" na programação da Capital Europeia da Cultura, explicam os organizadores.


Sem comentários: