terça-feira, 20 de agosto de 2013

Borges e Saramago: "O Jogo das Coincidências"

O embaixador da Argentina em Portugal, Jorge Argüello, publicou no jornal Expresso um artigo em que procura pontos de contacto entre Jorge Luis Borges e José Saramago, para concluir que "é mais o que os une do que aquilo que os pode separar". Com autorização do autor, aqui reproduzimos este tão interessante texto, chamando a atenção para o espetáculo que a Embaixada promove em Lisboa para comemorar o 114.º aniversário de Borges, no Jardim do Arco do Cego, na sexta-feira 23 de agosto às 18h30.

Procurar definições gerais sobre figuras universais como Jorge Luis Borges (1899-1986) ou José Saramago (1922-2010) envolve muitas vezes o risco de incorrer em estereótipos rápidos, uma ousadia que se torna imprudente se a abordagem for feita sob o limitado prisma da política.

Se assim fosse, se se levasse em conta como estes dois génios literários viam a realidade política, de forma tão antagónica, se se avaliasse como cada um interpretava ideologicamente o compromisso social e a sua relação com o poder, então poderia dizer-se que as coincidências entre Saramago e Borges começam e acabam, quase, no pouco ou muito sangue português que corria nas suas veias.

Sem comentários: