quinta-feira, 21 de junho de 2012

Recensão de O Homem Duplicado em jornal indiano....

Poornima Mohandas assina no jornal The Hindu, de Bangalore (Índia) uma crítica a O Homem Duplicado de José Saramago, um livro em que, considera, é evidente o "ceticismo moderno perante as verdades oficiais".

"Normalmente levo um livro para a cama, leio algumas páginas e deslizo para o torpor. Mas O Homem Duplicado não é livro para isso. Não se consegue pôr de lado, deixa-nos com o estômago às voltas a imaginar alguém do lado de fora da janela quando as luzes estão apagadas", diz o crítico.

O Homem Duplicado (2002) foi adaptado ao cinema e está em filmagens, com realização de Denis Villeneuve. O protagonista de An Enemy é Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain), a contracenar com Melanie Laurent (Comboio noturno para Lisboa), Sarah Gadon (Cosmopolis) e Isabella Rossellini. Gyllenhall será Adam (no romance, Tertuliano Máximo Afonso), um professor de História que vive com a namorada (Melanie Laurent), e será também o seu próprio "duplicado" (casado no filme com Sarah Gadon). In Fundação José Saramago.

Sem comentários: