sábado, 23 de junho de 2012

Fortificações de Elvas na lista para Património Mundial

As fortificações de Elvas são o único monumento português entre os 33 candidatos a fazer parte da lista de património mundial elaborada pela Unesco. O comité do organismo reúne-se entre os dias 24 de junho e 6 de julho, em São Petersburgo, Rússia.
Candidata na categoria de bens culturais, as fortificações de Elvas concorrem com monumentos como as paisagens cariocas do Rio de Janeiro (Brasil), entre a montanha e o mar, Rabat, capital moderna e cidade histórica (Marrocos) ou a catedral de Santa Sofia e o conjunto de edifícios monásticos, as igrejas de São Ciro e Santo André em Kiev (Ucrânia).
A lista de monumentos que são hoje Património Mundial da Unesco conta com 936 nomes de 153 países.
Entre os candidatos de 2012 encontram-se cinco países que não fazem ainda parte desta lista: Congo, Palau, Qatar, Chade e Palestina.
Os palestinianos apresentam a Igreja da Natividade e a rota de peregrinação de Belém como lugar do nascimento de Jesus, uma candidatura apresentado sob críticas de israelitas e americanos. Belém é a zona turística mais visitada da Palestina. Recebeu 2 milhões de visitantes em 2011. In Diário de Notícias.

Sem comentários: