sexta-feira, 8 de junho de 2012

A proximidade do dia 10 de Junho....de Vasco Graca Moura.

 A proximidade do dia 10 de Junho, com toda a sua carga simbólica, sugere que se reflicta mais uma vez sobre a língua que falamos e a sua importância na evolução do todo nacional. Há uma relação importante entre a língua e a cidadania. Do seu correcto entendimento também resulta uma maior eficácia no combate à crise que o país atravessa.
Portugal, para subsistir enquanto país com uma fisionomia característica e um nível digno de independência - muito embora os aspectos conceptuais ligados a este termo seja cada vez mais problemáticos -, carece de reformular por completo as suas políticas de educação e de reinventar a sua relação com a cultura.
Uma das dimensões em que o problema se coloca tem a ver com a chamada herança cultural, conjunto de elementos que permitem a um determinado grupo reconhecer-se como portador de uma identidade própria e comunicar ao longo do tempo. Essa herança cultural passa por muitos factores, e em especial pela língua, pelo património material e imaterial, pelos costumes e tradições, pela história e pela geografia... Dela decorrem consequências importantes para todos os aspectos da vida política, social e económica.

Sem comentários: