quarta-feira, 23 de março de 2016

Os Maias de João Botelho, Helena Almeida e Yvone Kane premiados pela SPA


Na música, os prémios da Sociedade Portuguesa de Autores foram para David Fonseca e para os Moonspell.
Os Prémios Autores 2016 foram entregues na terça-feira à noite em Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) distinguiu obras em áreas como a ficção televisiva, o romance, a música, o teatro ou as artes plásticas. Entre os vencedores está a adaptação televisiva do filme Os Maias - Cenas da Vida Romântica, de João Botelho, o romance O Olhar e a Alma de Cristina Carvalho, ou a exposição Helena Almeida: Minha obra é o meu corpo, o meu corpo é a minha obra. Na música houve prémios para David Fonseca ou Moonspell.
A Gala Anual da Sociedade Portuguesa de Autores decorreu na noite de terça-feira no Teatro Nacional D. Maria I, em Lisboa, e com o ministro da Cultura João Soares na assistência foram entregues os prémios que desde 2010 distinguem os melhores trabalhos do ano anterior, mas também carreiras – como a do encenador Carlos Avillez, que com o Teatro Experimental de Cascais recebeu o Prémio Vida e Obra de Autor Nacional.
No teatro Nuno Cardoso teve o Melhor Espectáculo, Demónios, e os melhores actores foram Sofia Marques por Lisboa famosa, portuguesa e milagrosa e Miguel Moreira por Ricardo III. De acordo com a lista disponibilizada pela SPA no seu site, o Melhor Texto Português Representado foi de Jorge Listopad - Para uma encenação de Hamlet.
No cinema, a SPA distinguiu Yvone Kane como Melhor Filme e como tendo o Melhor Argumento, ambos de Margarida Cardoso. As Mil e uma Noites, de Miguel Gomes, ficou-se pela distinção de Melhor Actriz, Joana de Verona, e o de Melhor Actor foi José Mata por Amor Impossível.
A coreografia de Tiago Rodrigues para A perna esquerda de Tchaikowski foi considerada a melhor no sector da Dança. A Melhor Exposição de Artes Plásticas foi Helena Almeida: Minha obra é o meu corpo, o meu corpo é a minha obra.
Se na ficção televisiva o vencedor foi Botelho, com uma série transmitida na RTP, o segundo canal público recebeu também o prémio de Melhor Programa de Entretenimento com Visita Guiada, de Paula Moura Pinheiro. Na informação o prémio da SPA foi para Sofia Arêde, da SIC Notícias, com Sobreviventes.


Sem comentários: