sexta-feira, 18 de março de 2016

Lenços dos Namorados...


No dia de ontem, o grupo Mulheres Migrantes inaugurou, nos espaços do Centro Português, a exposição lenços dos Namorados, a qual foi seguida de uma sessão de fados.

Lenços dos Namorados é  uma curiosa manifestação da cultura popular do Norte de Portugal, que parece ter tido início no século XVII nas camadas mais altas do país, tendo depois descido até ao povo, às mulheres do povo, onda ganhou uma nova expressão artística, mesmo com alguns, e saborosos, erros ortográficos!

Da Internet tomado o seguinte texto:


É provável que a origem dos "lenços dos namorados" ou "lenços de pedidos" esteja nos lenços senhoris do sec. XVII - XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-lhe consequentemente um aspecto característico.
Antes de tudo, eles faziam parte integrante do traje feminino e tinham uma função fundamentalmente decorativa. Eram lenços geralmente quadrados, de linho ou algodão, bordados segundo o gosto da bordadeira.
Mas não é enquanto parte integrante do traje feminino que nos interessa o seu estudo, mas a sua outra função, não menos importante, e da qual vem o nome: a conquista do namorado.

A moça quando estava próxima da idade de casar confeccionava o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino que porventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira, dos chamados lenços da tropa.
Para realizar esta obra, a rapariga utilizava os conhecimentos que possuía sobre o ponto de cruz, adquiridos na infância, aquando da confecção do seu marcador ou mapa.

Sem comentários: