quinta-feira, 31 de março de 2016

Fama do fado leva estrangeiros a aprender português no Canadá



Uma escola canadiana de Toronto está a usar, entre outros argumentos, a fama das músicas da fadista Mariza para promover o ensino do português, uma estratégia que se tem revelado um sucesso.
 
 "Tenho tido alunos que se inscreveram no curso de português porque querem compreender as letras de fados, Mariza. Porque admiram tanto o fado como a cultura portuguesa, que querem aprender a língua. Depois apaixonam-se pela língua e prosseguem porque querem ser fluentes no português", afirmou Patrícia Vieira.
Patrícia Vieira, de 40 anos, leciona no Colégio George Brown há 10 anos, desde o início do programa de português naquela instituição de ensino profissional.
A literatura também é um dos fatores que leva os canadianos a aprenderem a língua portuguesa, como foi o caso de uma aluna que ao ler o Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago, em inglês, "quis interpretar a versão do livro em português" e matriculou-se na escola.
O curso de português no Colégio George Brown também é muito procurado por tripulantes de aviões de companhias aéreas por "necessidades profissionais".
Natural de Lisboa, Patrícia Vieira está no Canadá há 13 anos e é licenciada em línguas e literatura clássica pela Universidade de Lisboa.

Sem comentários: