domingo, 22 de novembro de 2015

Salaviza e a Montanha

No seu novo filme Montanha, o cineasta português João Salaviza regressa à adolescência, tema de duas das suas curtas-metragens, Arena e Rafa.http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=13585068&PluID=0&ord=181347849&rtu=-1
Gosto sobretudo de Rafa: um adolescente descobre que a mãe está presa e decide deixar a Margem Sul na mota de um amigo. O seu destino é a esquadra da polícia onde a mãe está detida, na esperança de a poder trazer de volta. Com uma fotografia belíssima, Rafa traz-nos a vida de muitos jovens da outra margem, a viverem um quotidiano de tédio, onde a família e a escola há muito deixaram de ter o papel de referência com que costumamos enquadrar a adolescência.
Em Montanha, Salaviza vai mais longe. David tem 14 anos e vê a mãe chegar de Londres, porque o seu avô materno está no hospital. O filme mostra como David deambula pelo bairro dos Olivais, recusa a escola e vive as emoções da adolescência, sem que um adulto apareça a conferir o percurso para a definição da sua identidade.


Sem comentários: