quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Novo livro de Viale Moutinho...

Intitula-se Águas Negras o novo livro de José Viale Moutinho, editado pela Lápis de Memórias, de Coimbra. A obra será apresentada no próximo dia 27 (sexta-feira), às 21,30, no salão da Assembleia Municipal de Espinho, na Rua 23, usando da palavra o poeta e critico literário José Emilio-Nelson, para além do autor. No dia seguinte, sábado, pelas 16 horas, sobre a obra falará o prof. Pires Laranjeira, da Universidade de Coimbra, no auditório da Editora Lápis de Memórias, na Avenida de Fernão de Magalhães, em Coimbra.
               Este livro é um conjunto de contos, a maioria dos quais de ambiência portuense, que abre uma nova etapa na obra de José Viale Moutinho, iniciada em 1968 com a noveleta Natureza Morta Iluminada, que Luís Pacheco e Urbano Tavares Rodrigues saudaram de forma bastante entusiástica. O autor foi galardoado com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, da Associação Portuguesa de Escritores, bem como o Prémio Rosalia de Castro, do Pen Clube da Galiza, entre outros, e está traduzida em italiano, russo, castelhano, húngaro, romeno, búlgaro, alemão e publicada no Brasil.
Entre os seus livro mais destacados contam-se No Pais das Lágrimas e outros Contos, Romanceiro da Terra Morta, Cenas da Vida de um Minotauro, Los Moros, Pavana para Isabella de França, Destruição de um Jardim Romântico e Regresso ao Hotel Graben.

               Neste momento, estão a decorrer na Universidade de Viena, na Áustria, jornadas sobre a repercussão da cidade na literatura mundial, com a apresentação da obra Nach Wien!, onde figuram alguns contos de Viale Moutinho traduzidos e apresentados em alemão por Stefan Lessmann.

Sem comentários: