segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Retrospetiva integral de Oliveira até 12 de dezembro


Começa, esta terça-feira, o ciclo de cinema Grande Plano que vai apresentar, no Porto, toda a obra cinematográfica de Manoel de Oliveira, em 38 sessões, no teatros municipais Rivoli e Campo Alegre, no auditório do Museu de Serralves e no Cinema Passos Manoel.
Esta retrospetiva integral de homenagem, que estará patente até 12 de dezembro, será "a oportunidade para descobrir ou rever todos os filmes de Oliveira, por ordem cronológica e nos seus suportes originais", esclareceu a Câmara do Porto.
Primeira realizada a título póstumo, esta retrospetiva é uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, co-organizada com a Fundação de Serralves e contando, ainda, com a participação de outros agentes culturais da cidade.
"Os que tiveram o privilégio de ser contemporâneos de Manoel de Oliveira terão agora também a oportunidade (e a responsabilidade) de conhecer toda a sua obra, que é de todos e que a todos diz ou dirá respeito", afirma, em comunicado, o consultor do ciclo, António Preto.


Sem comentários: