sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Documentário retrata sem-abrigo do Porto e uma pobreza que "envergonha o país"



O documentário "2 Metros Quadrados", da jornalista Ana Luísa Oliveira e do fotojornalista Rui Oliveira, que vai ter antestreia no Porto na quinta-feira, retratou a situação dos sem-abrigo, uma pobreza que os autores consideram que "envergonha o país".

O filme vai ser apresentado no Instituto Português de Fotografia às 21:30 e parte de uma curta-metragem intitulada "Casas de Rua", que gerou nos criadores a vontade de "fazer um trabalho mais completo que mostrasse o dia a dia dos sem-abrigo, uma realidade que as pessoas desconhecem, e como funciona toda a rede de apoio a esta população", explicou à Lusa Ana Luísa Oliveira.
"Percebi que a maioria das pessoas, tal como eu antes de fazer voluntariado, não faz ideia do tipo de pessoas que se encontra na rua. Não são 'coitadinhos', não se resumem a pessoas com dependências, seja de álcool ou drogas. Há pessoas com histórias de vida muito interessantes, com percursos extraordinários que, por uma infelicidade ou percalço, se viram a dormir na rua", disse a realizadora, em respostas por escrito.

Sem comentários: