sábado, 1 de novembro de 2014

"A viagem do elefante", de José Saramago, adaptado para banda desenhada



O livro "A viagem do elefante", do escritor José Saramago, foi adaptado para banda desenhada por João Amaral e será publicada a 17 de novembro, revelou a Porto Editora.
"Li o livro de uma rajada e senti o mesmo que tinha sentido quando adaptei 'A voz dos deuses' [de João Aguiar]; estava a ver as imagens da história na minha cabeça", afirmou João Amaral à agência Lusa.
O autor demorou mais de dois anos a passar esse realismo das palavras de Saramago para o formato da banda desenhada, e o que mais lhe agradou na obra de José Saramago foi a construção das personagens e o facto de se abordar a condição humana.
"Há quem pense que uma adaptação é só pegar nas palavras do autor, mas há coisas que na literatura funcionam de uma maneira que depois não funciona em banda desenhada. Tenho muitas sequências de silêncio, que no livro são palavras", afirmou.
José Saramago, que publicou "A viagem do elefante" em 2008, dois anos antes de morrer, entra na banda desenhada como o narrador da viagem de Salomão, o elefante.

Sem comentários: