sábado, 17 de maio de 2014

Almeida Faria é o escritor português convidado da Festa Literária Internacional de Paraty




Almeida Faria é o escritor português que participará na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que decorre no Brasil de 30 de Julho a 3 de Agosto. Realizada sempre no início de Julho, a festa literária será mais tarde do que o habitual por causa do campeonato mundial de futebol que se realiza no Brasil.
O autor de Rumor Branco (1962), que recebeu o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Escritores, da Tetralogia Lusitana - iniciada com A Paixão (1965), seguida de Cortes (1978), Lusitânia (1980) e Cavaleiro Andante (1983) -  e mais recentemente de O Murmúrio do Mundo (2012) estará na penúltima mesa da programação principal da FLIP intitulada Os Sentidos da Paixão, ao lado do escritor chileno Jorge Edwards, Prémio Cervantes 1999.
Jorge Edwards, autor de O Inútil da Família, A Origem do Mundo, O Sonho da História, O Museu de Cera, teve entre os seus amigos, mentores e companheiros de geração Julio Cortázar, Julio Ramón Ribeyro, Mario Vargas Llosa, Pablo Neruda e Octavio Paz que chegou a prefaciar o seu livro mais conhecido, Persona non grata, de 1973, ano em que o chileno se tornou escritor a tempo inteiro e abandonou a carreira diplomática.

Sem comentários: