terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Os pensamentos que Agustina esquecia pelas gavetas da casa


Recentemente lançado pela Babel na colecção Contemplações, "Caderno de Significados" reúne cerca de noventa pequenos textos de Agustina Bessa Luís, a maior parte deles inéditos, encontrados entre os seus papéis, esquecidos nas gavetas da casa, sepultados entre páginas de livros. A organização do livro coube ao marido da romancista, Alberto Luís, e à sua neta Lourença Baldaque, que entretanto encontraram já material suficiente para mais um volume semelhante.

São textos de natureza muito diversa: reflexões sobre a sua própria obra e a de outros escritores, apontamentos diarísticos, retratos de terceiros, observações sobre Portugal e os portugueses, notas políticas. A haver uma palavra que os aglutine, a menos inadequada talvez seja “comentários”. Às vezes quase ensaísticos, outras vezes sibilinos, mas quase sempre surpreendentes.

Os organizadores do volume escolheram o título em homenagem aos velhos “cadernos de significados” que a pequena Agustina usava no colégio – alguns deles ainda se conservam entre os seus papéis –, mas também porque a romancista “foi sempre impulsionada pela vontade de procurar o sentido das coisas”.

Sem comentários: