quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Livraria Lello entre 17 edifícios classificados de interesse público



A classificação de monumento de interesse público atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura a 17 edifícios do país, entre eles a Livraria Lello e Irmão, no Porto, foi publicada, esta sexta-feira, no "Diário da República".

No Porto, além do Mercado do Bolhão, localizado na freguesia de Santo Ildefonso, também foram classificados monumentos de interesse público a Livraria Lello e Irmão, na Rua das Carmelitas, que tem sido considerada uma das mais belas do mundo por várias publicações estrangeiras como o jornal "The Guardian" e o guia de viagens "Lonely Planet".

Em Lisboa, foi classificado o antigo Convento e Igreja do Corpus Christi, na freguesia de São Nicolau, e em Portalegre o Solar dos Simas Cardoso, na Rua Luís José Frade, na freguesia de Cabeço de Vide, concelho de Fronteira.

Coimbra passa a ter classificado o edifício da Estação Nova, na Avenida Emídio Navarro, e no distrito de Évora a Fonte das Bicas, também denominada Fonte Monumental da Praça, na Praça da República, no Alandroal.

No distrito de Viseu é classificada a Casa do Terreiro, jardins envolventes, adega e tulha, na freguesia de São Miguel do Outeiro, concelho de Tondela, e a Casa e capela de José Guilherme Pessoa Pereira, ou Solar dos Seabra Beltrão, jardim e fontanário, na Rua Principal, em Cassurrães, concelho de Mangualde.



Sem comentários: